Kefir

Atualizado: 26 de Jul de 2018


Existe grãos de kefir de leite e de água. Aqui vou falar apenas sobre o de leite. Ok? Os grãos de Kefir de leite são brancos e constituem uma cadeia de bactérias e leveduras. Quando bem cultivados produzem uma rica bebida probiótica e crescem indefinidamente.


Podem ser cultivados em leite de vaca, cabra ou ovelha. As bactérias e leveduras presentes nos grãos metabolizam o açúcar do leite, ou seja, a lactose. Produzindo uma bebida fermentada rica em probióticos que parece com o iogurte que conhecemos, porém mais ácido e nutricionalmente mais rico e com menos lactose.

COMO CULTIVAR? Primeiramente você precisa dos grãos de Kefir (conseguidos por doação - conforme você cultiva, os grãos irão crescer e se reproduzir.) Precisará também de 2 recipientes de vidro, voal ou gaze, peneira de plástico e colher de madeira ou plástico. Não é indicado utilizar utensílios de metal porque pode matar os seus grãos. E o ideal é usar leite integral! .

COMO FAZER? Você irá deixar os grãos de kefir no leite de 12h a 48h para que eles fermentem o leite. Quanto mais tempo ficar, mais ácido ficará (onde moro é quente, então com 12h já fica bom). Leite e grãos ficam em um recipiente de vidro tampado com um voal em temperatura ambiente.

Após o tempo de fermentação você irá coar o leite. O "iogurte" produzido poderá ser armazenado na geladeira por até 3 dias e você pode consumir puro ou batido com frutas. Os grãos que ficaram na peneira voltam para o recipiente (já lavado) com um novo leite para iniciar uma nova fermentação.


O legal é você "lavar" em água corrente os grãos 1x/semana. Caso você queira dar um tempo na fermentação, mas não quer perder seus grãos de kefir é só deixá-los no leite dentro da geladeira... eles entram em estado de dormência.

Pesquisando sobre o Kefir para poder postar, descobri um site bem completo e explicando TUDO. Vale a pena conferir. https://www.temperando.com/kefir-de-leite-como-cultivar/

© Copyright 2018, oquefacoprahoje.com.br. Todos os direitos reservados.

Design by ACXdesign | www.acxdesign.com.br