Molho Branco



Também conhecido como molho bechamel, é um molho de leite engrossado com roux. Que vai da lasanha a massa, passando pela panqueca e serve de base para outros molhos como o 4 queijos. Hoje usei para preparar essa lasanha de palmito pupunha que está na foto!


INGREDIENTES • 30g de manteiga 30g de farinha de trigo 500ml de leite frio ou temperatura ambiente Sal a gosto Pimenta do reino a gosto Noz moscada a gosto (ESSENCIAL)

PREPARO Leve uma panela ao fogo baixo e derreta a manteiga. Acrescente a farinha e mexa com uma colher até formar um creme liso (isso é o Roux). Deixe cozinhar, mexendo sempre até ficar levemente dourado (uns 3 minutos). Vá juntando o leite aos poucos. Só adicione mais leite quando a mistura se tornar homogênea após cada adição (essa quantidade, você pode separar em 3 a 4 adições). Depois que tiver adicionado todo o leite, deixe cozinhar por uns 10 minutos, mexendo sempre, até engrossar e a farinha cozinhar. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada ralada na hora (é ela a responsável por todo o sabor e charme do molho branco). Está pronto para usar na sua lasanha ou onde desejar.

DICAS

gosto de mexer com um fuê após toda a adição do leite, para não empelotar. se empelotar, não se desespere! Bata tudo no liquidificador e volte para a panela. há quem prefira fazer com leite quente ou adicionar o leite todo de uma vez... eu faço como descrevi e sempre dá certo e raramente empelota.

© Copyright 2018, oquefacoprahoje.com.br. Todos os direitos reservados.

Design by ACXdesign | www.acxdesign.com.br